Pular para o conteúdo principal

Répteis

 

Répteis

Introdução: Os répteis são animais vertebrados que pertencem ao Reino Animalia, Filo Chordata e Classe Reptilia. Na história da evolução, os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre. Exemplos de répteis são: tartarugas, cágados, jabutis, cobras, serpentes, crocodilos, jacarés, camaleões, iguanas e lagartos.



Imagens de répteis. Fonte: https://www.todamateria.com.br/repteis/

Temperatura corporal:

Répteis são animais pecilotérmicos, ou seja, não conseguem manter uma temperatura corporal constante. Portanto, eles precisam do calor do ambiente para regular a temperatura do corpo. Essa condição o limita de seu habitat às localizações tropicais e subtropicais do planeta, onde a temperatura é favorável ao seu metabolismo. Por essa razão, não encontramos répteis na Antártica.

Pele dos répteis:

O corpo dos répteis é coberto por uma pele seca e quase impenetrável. As células da camada mais superficial da epiderme são ricas em queratina, que podem proteger os animais da desidratação e se adaptar à vida no ambiente terrestre. A pele pode ter escamas (cobras), placas (jacaré, crocodilo) ou carapaças (tartarugas, jabutis).




Escamas de cobra. Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Repteis.php

Reprodução:

A maioria dos répteis são ovíparos. Apenas algumas cobras e lagartos são ovovivíparos. Eles têm fertilização interna, e o macho introduz o espermatozoide na fêmea. O desenvolvimento do embrião ocorre no ovo, que possui uma casca queratinosa ou calcária. Essa característica protege o embrião do ressecamento, muito importante para a conquista do meio terrestre. O ovo possui os seguintes anexos embrionários: membrana amniótica, membrana coriônica, saco vitelino e alantoide. Quando os filhotes nascem, são semelhantes aos adultos, pois o desenvolvimento é direto.




Nascimento de um réptil. Fonte: https://www.todamateria.com.br/repteis/

Sistema digestório e alimentação:

O sistema digestivo é completo. Eles têm boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e cloaca. Além disso, eles possuem fígado e pâncreas. A maioria dos répteis são carnívoros. Algumas espécies são herbívoras e onívoras. Certos répteis, como crocodilos e matamatás, são predadores e ocupam o topo da cadeia alimentar.

Respiração:

Os répteis têm pulmões para respirar. Existem alvéolos nos pulmões para tornar a troca gasosa eficaz.

Sistema sensorial:

Os órgãos olfativos dos répteis permitem que eles sintam gostos e cheiros, e a maioria dos répteis pode ouvir sons. A visão é ruim, mas os olhos têm pálpebras e membrana nictitante, para a proteção quando estão submersos na água. Quando estão em terra, são hidratados pelas glândulas lacrimais. As cobras possuem a fosseta loreal, um orifício entre os olhos e as narinas, que tem a função de percepção térmica.

Grupos:

·      Ordem Crocodilia - Os crocodilos representam a maioria dos répteis que existem hoje. As principais características dos crocodilianos são: corpo coberto por placas córneas; quatro pernas curtas e uma cauda; dentes grandes e afiados; e o coração tem quatro cavidades completamente separadas.




Crocodilo. Fonte: https://www.todamateria.com.br/repteis/

·      Ordem Rhynchocephalia - É o grupo mais primitivo de répteis. É por isso que as tuataras são os únicos representantes vivos da ordem. Eles são encontrados na Nova Zelândia e podem viver em ambientes frios. Eles são carnívoros, com os dentes fundidos às mandíbulas. As tuataras podem chegar até 100 anos.




Tuatara. Fonte: https://www.todamateria.com.br/repteis/

·      Ordem Squamata - Também são chamados de escamados, pois seus corpos são cobertos de escamas. Eles são representados por cobras e lagartos. Eles se dividem em lacertílios (lagartos) e ofídios (cobras). Os lagartos têm quatro patas, enquanto as cobras são ápodes, ou seja, não têm membros. Algumas espécies de cobras são peçonhentas.



Cobra. Fonte: https://www.todamateria.com.br/repteis/

·      Ordem Testudinata - Também chamados de quelônios, são representados por tartarugas, cágados e jabutis. Os cágados são encontrados em água doce e os jabutis em terra firme. As principais características dos quelônios são: presença de armadura esquelética (casco ou concha), que pode proteger o corpo de choques mecânicos e ataques de predadores; não possuem dentes; e presença de um bico com lâmina córnea que pode capturar e cortar alimentos.



Tartaruga – da – Amazônia. Fonte: https://www.todamateria.com.br/repteis/

Referências:

https://www.todamateria.com.br/repteis/

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Repteis.php

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

urocordados

Urocordados: O que são – Eles são animais marinhos sésseis e podem viver isolados ou em colônias. Geralmente, eles grudam em rochas ou algas maiores. Seus representantes são salpas e ascídias. Salpa. Fonte: https://greensavers.sapo.pt/salpa-a-criatura-transparente-que-fascina-os-cientistas-e-nao-e-um-peixe/ Ascídia. Fonte: https://www.infoescola.com/biologia/classe-ascidiacea-ascidias/ Características – ·       O corpo é envolto por uma membrana espessa, que é composta do polissacarídeo de tunicina. Por causa desse revestimento, eles também podem ser chamados de tunicados. A túnica tem duas aberturas: um sifão de absorção de água por onde a água entra no corpo do animal e um sifão de expiração pelo qual a água retorna ao meio ambiente; ·       Para a alimentação, filtram o plâncton do meio ambiente, que se fixa na faringe. O muco produzido no sulco da faringe, também chamado de endóstilo, entra no estômago e nos intestinos para absorção de nutrientes. O resíduo é elimin

Cordados

  Cordados  Cordados: O que são – Os cordados representam o filo Chordata . Eles são representados por alguns invertebrados aquáticos e todos os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Esse filo é considerado o último dentro da escala evolutiva. Os cordados são considerados os animais mais adequados para vários habitats. São encontrados em ambientes aquáticos e terrestres. Alguns têm a capacidade de voar e se adaptam ao ambiente aéreo. Fonte: https://www.estudopratico.com.br/cordados-caracteristicas-e-subfilos/ Características – ·       Pluricelulares; ·       Triblásticos; ·       Celomados; ·       Metamerizados; ·       Deuterostômios; ·       Possuem simetria bilateral; ·       Notocorda: também conhecida como cordão dorsal, é uma estrutura de cartilagem em forma de bastonete que existe em pelo menos um estágio do desenvolvimento embrionário. Nos cordados desempenha um papel básico nos primeiros estágios da formação do esqueleto. Em alguns

Vírus

Vírus São os únicos organismos acelulares da Terra atualmente. Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que dependendo do tipo do vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois (citomegalovírus); A palavra "vírion" é usada para se referir a uma única partícula viral que estiver fora da célula hospedeira; Tipicamente, os vírus carregam uma pequena quantidade de ácido nucleico (seja DNA, RNA ou os dois) sempre envolto por uma cápsula proteica denominada capsídeo. As proteínas que compõem o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus; O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios;  Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para