Pular para o conteúdo principal

Exercícios do 3° trimestre pt2

Cordados

1. Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente. Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne:

a) Do peito é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

b) Do peito é rica em fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.

c) Da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

d) Da coxa é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço intenso de curta duração.

e) Do peito é rica em fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e em mioglobina, e eficientes na realização de esforço moderado e prolongado.

Sifão Inalante
Átrio
2. Complete com os nomes e  funções das estruturas dentro dos retangulos






3. Nos grupos de invertebrados estudados anteriormente, as características morfológicas sempre foram definidas a partir do estudo do animal adulto; entretanto, para os Chordata (protocordados e vertebrados), essa caracterização deve ser procurada na fase embrionária. Explique. 
Para caracterizar os Chordata, é essencial que se observe a embriologia porque, recorrentemente, várias sinapomorfias só se revelam nessa fase da vida. A estrutura da notocorda mesmo, que dá nexo ao grupo, aparece, na maioria das espécies, só na fase embrionária. Isso demonstra a relevância de que se tome como fator relevante da caracterização do grupo e de seus taxon inferiores, a fase embrionária.
4. Os protocordados são os animais que mais se assemelham aos vertebrados do ponto de vista estrutural e do desenvolvimento. Com que argumentos você defenderia tal afirmativa? 
Os protocordados, pertencendo aos Chordata, assim como os vertebrados, compartilham com os últimos muitas características. As fendas faríngeas, a presença da notocorda e a cauda pós anal são algumas delas. Além disso, os cefalocordados(protocordados), segundo teóricos de envergadura na biologia, partilhariam com os Vertebrata um ancestral comum. 

5. A presença das fendas faríngeas é uma das características que aproxima os protocordados dos vertebrados. Discuta o papel funcional dessa estrutura para os protocordados do filo Urochordata.
A estrutura, para os urocordados, é fundamental peça para a alimentação. Sendo animais filtradores, esses bichinhos captam seu alimento a partir do sifão inalador, depois as partículas de alimento chegam as fendas faríngeas, onde seus cílios as direcionam ao esôfago, de onde chegam ao estômago e são digeridas.

5. A notocorda é uma estrutura muito importante. Na sua opinião, qual a melhor definição para notocorda e qual a sua importância?
A notocorda é uma estrutura de consistência cartilaginosa que é essencial para o desenvolvimento embrionário dos cordados. Ela age como sustentação física necessária para o desenvolvimento embrionário em todas as espécies e é a referência que guia desenvolvimento químico de tecidos importantes. Também define as regiões do corpo(esquerda e direita, posterior e inferior, dorsal e ventral). Sem ela, pensar em cordados simplesmente não é uma possibilidade.

Anfíbios

Nas rãs, os papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração se modificam de acordo com a época do ano. Analise a figura a seguir, que mostra a captação de oxigênio por esses dois órgãos ao longo do ano, no hemisfério norte, e assinale as alternativas corretas:




1) Nos meses frios (dez/jan/fev) a captação de oxigênio é baixa e a pele capta mais oxigênio do que os pulmões;
02. no período de março a outubro, o consumo de oxigênio é mais alto e a captação do oxigênio através dos pulmões aumenta várias vezes e excede a que ocorre através da pele;
04. a captação de oxigênio através da pele é mantida praticamente constante ao longo do ano; 
08. a captação de oxigênio pelos pulmões nos meses de janeiro e dezembro é, em termos de massa corpórea, cerca de 40ml de oxigênio/kg.h;
16. entre os meses de abril e maio, a captação total de oxigênio pelas rãs atinge seu valor mínimo.
Soma: 1+2+4+0+0=7

2) Descreva a circulação dos anfíbios. Qual a consequência de uma circulação fechada e  incompleta?

3) Faça uma tabela comparando Peixes cartilaginosos, Peixes ósseos e Anfíbios, quanto: habitat, esqueleto, sistema circulatório, sistema respiratório, deslocamento no meio ambiente, reprodução.

 Répteis


1.  O alantoide é muito importante nos répteis e nas aves. Faça um esquema de um ovo reptiliano. localize os anexos embrionários, de a função de cada um e explique porque o alantóide é muito importante para os repteis e aves e pouco desenvolvido e pouco importante nos mamíferos...


2. Atividade de laboratório: pegue um ovo de galinha (ave). Quebre-o com cuidado. Coloque a parte líquida (clara e gema) em um frasco (bequer). Observe, faça um esquema e descreva o que voce vê. Casca: observe e descreva. com uma lupa observe a superfície da casca, descreva o que vc observou, gema desenhe, e dê sua composição química. Cozinhe um ovo de galinha e corte ao meio. Explique detalhadamente as mudanças que ocorreram e apresente uma explicação para esse fenômeno. Pesquise na internet e copie a estrutura dos aminoácidos constituintes da clara. 

Aves


1. Observe a figura e complete com os nomes e suas respectivas funções:


Mamíferos

1) Cite as apomorfias dos mamíferos e e explique cada uma delas.

2) Observe a tabela e o cladograma abaixo 
 
Com base na tabela acima escreva nos retângulos as características evolutivas que separam esses táxons uns dos outros. A tartaruga é um réptil e está colocada no cladograma como um grupo irmão dos mamíferos. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças causadas por protozoários

Amebíase ●       O que é? Amebíase é uma infecção parasitária que afeta o intestino, causada pelo protozoário Entamoeba histolytica , que vive em áreas sem bom saneamento básico e tratamento de água, facilitando a contaminação dos alimentos e da água. ●       Como ocorre a transmissão? A transmissão é feita através do contato com alimentos e água contaminados, contato com a matéria fecal e relações sexuais desprotegidas. ●       Quais são os sintomas? Os sintomas da amebíase começam a aparecer de sete a dez dias de exposição ao parasita. A pessoa pode sentir cólicas abdominais, evacuação de fezes pastosas com muco e sangue ocasional, fadiga, gases em excesso, dor retal durante evacuação e perda de peso involuntária. Em casos mais graves, podem ocorrer sensibilidade abdominal, evacuação de fezes líquidas, às vezes com sangue, evacuação de dez a 20 vezes por dia, febre e vômitos. ● ...

urocordados

Urocordados: O que são – Eles são animais marinhos sésseis e podem viver isolados ou em colônias. Geralmente, eles grudam em rochas ou algas maiores. Seus representantes são salpas e ascídias. Salpa. Fonte: https://greensavers.sapo.pt/salpa-a-criatura-transparente-que-fascina-os-cientistas-e-nao-e-um-peixe/ Ascídia. Fonte: https://www.infoescola.com/biologia/classe-ascidiacea-ascidias/ Características – ·       O corpo é envolto por uma membrana espessa, que é composta do polissacarídeo de tunicina. Por causa desse revestimento, eles também podem ser chamados de tunicados. A túnica tem duas aberturas: um sifão de absorção de água por onde a água entra no corpo do animal e um sifão de expiração pelo qual a água retorna ao meio ambiente; ·       Para a alimentação, filtram o plâncton do meio ambiente, que se fixa na faringe. O muco produzido no sulco da faringe, também chamado de endóstilo, entra no estômago e nos intestino...

ARQUEAS

ARQUEAS As arqueas, correspondentes aos organismos que se encontram no domínio Archaea ou no reino das archaeobactéria, segundo a classificação proposta por Woese et all. (1977), são um grupo de organismos até poucas década tido como muito similar as bactérias , pertencente até ao mesmo reino.   Foi só com a elaboração de novos conhecimentos e técnicas que foram constatadas características que as diferenciavam tanto. Isso levou, então, alguns biólogos a acreditarem que as arqueas estão mais relacionada a seres eucarióticos e exemplificar dizendo que uma arquea e uma bactéria são tão diferentes como um ser humano e uma alface.   Nesse sentido observou- se que nos primórdios da vida terrestre   um grupo de organismos primitivos separou-se em duas linhagens   e uma delas deu origem as bactérias e a outra às arqueas e a todos os outros seres eucarióticos conhecidos. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhT-Vb_Mh-cClNYFDGThRrDAjMaoqFlZqjSnsRL...