Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLÓGICA DAS BACTÉRIAS

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLÓGICA DAS BACTÉRIAS


As bactérias são diversas e não seria possível imaginar a vida terrestre que conhecemos sem elas, seja em âmbito da teoria evolutiva ou na necessidade delas para o próprio sustento de outras formas de vida e controle populacional de algumas espécies. Nesse sentido, pode- se descrever às bactérias diversos papeis ecológicos e econômicos de amplo impacto na vida humana. Além disso, o potencial biotecnológico das bactérias só aumenta com a crescente engenharia genética, que permite produzir substâncias de interesse comercial antes intangíveis por meio da utilização desses seres.
As bactérias são utilizadas para a produção de diversos produtos há muito tempo, mesmo antes de serem conhecidas. Atualmente são utilizadas na fabricação:
1.       de variados pães ( que costumam ser produzidos a partir de uma mistura de fungos e bactérias);
2.       queijos ( produzidos por espécies dos gêneros Propionibacterium, Lactobacillus, Streptococcus e Leuconostoc);
4.       Vinagre ( se utiliza de bactérias dos gêneros Acetobacter Glucanobacter );
5.        fermentação do chucrute, picles e azeitonas ( realizadas pelas Leuconoctoc mesenteroides, Lactobacillus brevis, Lactobacillus plantarum), etc.
Outros produtos também são produzidos na indústria, tanto fármacos, como remédios, hormônios e vitaminas ( como o Propionibacterium freudenreichii utilizado na produção de vitamina B12 e ácido propiônico) , quanto produtos químicos como o metanol, butanol, acetona, etc.
 São, outrossim, utilizados como decompositores de matéria orgânica de esgotos domésticos e lixo.Há ainda usos menos convencionais que se fazem, por exemplo, do Bacillus thuringensis, que ao ser inserido nas lavouras, ataca o organismo das larvas impedindo a formação de alguns insetos. É o que chamam de controle biológico ou natural. O uso de outras bactérias para combater substâncias toxicas ao ambiente ao desoxida-las, por exemplo também é possível. Além disso, muitas espécies de bactérias fazem parte do ciclo do nitrogênio.
Ciclo do Nitrogênio


Referências:
AMABIS E MARTHO. Biologia 2 biologia dos organismos. 4 ed., Moderna, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

urocordados

Urocordados: O que são – Eles são animais marinhos sésseis e podem viver isolados ou em colônias. Geralmente, eles grudam em rochas ou algas maiores. Seus representantes são salpas e ascídias. Salpa. Fonte: https://greensavers.sapo.pt/salpa-a-criatura-transparente-que-fascina-os-cientistas-e-nao-e-um-peixe/ Ascídia. Fonte: https://www.infoescola.com/biologia/classe-ascidiacea-ascidias/ Características – ·       O corpo é envolto por uma membrana espessa, que é composta do polissacarídeo de tunicina. Por causa desse revestimento, eles também podem ser chamados de tunicados. A túnica tem duas aberturas: um sifão de absorção de água por onde a água entra no corpo do animal e um sifão de expiração pelo qual a água retorna ao meio ambiente; ·       Para a alimentação, filtram o plâncton do meio ambiente, que se fixa na faringe. O muco produzido no sulco da faringe, também chamado de endóstilo, entra no estômago e nos intestinos para absorção de nutrientes. O resíduo é elimin

Cordados

  Cordados  Cordados: O que são – Os cordados representam o filo Chordata . Eles são representados por alguns invertebrados aquáticos e todos os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Esse filo é considerado o último dentro da escala evolutiva. Os cordados são considerados os animais mais adequados para vários habitats. São encontrados em ambientes aquáticos e terrestres. Alguns têm a capacidade de voar e se adaptam ao ambiente aéreo. Fonte: https://www.estudopratico.com.br/cordados-caracteristicas-e-subfilos/ Características – ·       Pluricelulares; ·       Triblásticos; ·       Celomados; ·       Metamerizados; ·       Deuterostômios; ·       Possuem simetria bilateral; ·       Notocorda: também conhecida como cordão dorsal, é uma estrutura de cartilagem em forma de bastonete que existe em pelo menos um estágio do desenvolvimento embrionário. Nos cordados desempenha um papel básico nos primeiros estágios da formação do esqueleto. Em alguns

Vírus

Vírus São os únicos organismos acelulares da Terra atualmente. Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que dependendo do tipo do vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois (citomegalovírus); A palavra "vírion" é usada para se referir a uma única partícula viral que estiver fora da célula hospedeira; Tipicamente, os vírus carregam uma pequena quantidade de ácido nucleico (seja DNA, RNA ou os dois) sempre envolto por uma cápsula proteica denominada capsídeo. As proteínas que compõem o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus; O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios;  Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para