Um relato acerca da saída de campo à redenção
Fomos logo no início das aulas, á redenção. Nessa aula prática, aprendemos sobre o reino metáfita(plantas) e sua subdivisão em quatro filos (as de maior relevância para nosso estudo). Desse modo, conhecemos as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas por meio do contato e analise presencial de suas características.
O reino Metáfita, teoriza-se, advêm de algas. Possuem, porém, uma apomorfia* que as diferencia: presença de embrião maciço. O reino, além disso, é multicelular, possui clorofila A e B e embrião multicelular.
![]() |
Variedade de musgo fotografada pelos autores do Blog |
O primeiro grupo estudado foi o das briófitas. Elas são as plantas mais antigas - evolutivamente -, as primeiras que surgiram. Podem ser representadas, de forma geral, pelos musgos. Elas são milimétricas, não atingem maiores dimensões, principalmente, por não possuírem vasos condutores, o que aumenta a dificuldade de distribuição de certas substâncias pela ação da gravidade. Da mesma forma, não possuem folhas, raízes e caules, mas sim seus semelhantes, filoides, rizoides e cauloides, respectivamente. Esses seres costumam habitar lugares úmidos, necessitam de água para sua reprodução.É comum notar um aumento em suas populações durante épocas chuvosas. Também não produzem flores, sementes, pólen ou esporos.
![]() |
Variedade de samambaia ou similar fotografada pelos autores |
O próximo grupo a ser estudado foi o das pteridófitas. Este possui dimensões consideravelmente maiores ( cerca de 30 cm ), consequência direta de sua vascularização. Possui, também, caule, raiz e folha verdadeira. Necessita, igualmente, de água para sua reprodução. Este pode ser relacionado ás samambaias.
![]() |
Variedade de pinheiro fotografada pelos autores |
As terceiras foram as gimnospermas. Essas, finalmente, possuem sementes e pólen. também não necessita de água para sua reprodução. mantem as características de presença de folhas, caules e raízes e vascularização. Seu tamanho, porém, costuma ser demasiado maior. elas podem chegar a 30 metros. Um exemplo são as lindas araucárias.
Por fim, o ultimo e mais evoluído grupo, das angiospermas. Este também têm grande porte, vascularização, raízes, caules e folhas verdadeira. Igualmente, mantem a produção de semente e pólen, alem da não necessidade de água para a reprodução. Se difere, porem, na apresentação de uma reprodução diferente e mais complexo, apresentando flores e frutos., podem ser representadas pelos mimos de vênus, musa do blog, Manjericão, dentre outros.
![]() |
flor de mimo-de-vênus, fotografada pelos autores. |
![]() |
Manjericão cultivado em casa em época de flores, fotografado pelos alunos |
Além disso, vale também apresentar outros conceitos de divisão das plantas. São eles;
- Traqueófitas, as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, que possuem vascularização e
- Espermatófitas, gimnospermas e angiospermas, plantas que produzem semente.
*apomorfia: Na taxonomia, característica unica e exclusiva de cada grupo, que o diferencia de outros.
Referências bibliograficas: https://brasilescola.uol.com.br/, https://www.todamateria.com.br/, https://www.sobiologia.com.br/, Google Imagens, Biologia dos organismos - Moderna Plus, Amabis e Martho
Comentários
Postar um comentário